domingo, 16 de dezembro de 2012

O problema são as pessoas, ou o sistema?


Estava aqui a beber o meu café, e a ler as declarações sobre aquele chocante caso das crianças que foram brutal e impiedosamente assassinadas nos EUA. Não sei o que pode levar uma pessoa a cometer tal barbaridade, mas de certeza absoluta que boa da cabeça não é.  Será que isto é um problema das pessoas ou do sistema político em que estão inseridas?
A  segunda revisão da Constituição Americana garante o direito civil do porte de armas de fogo, ou seja... qualquer um pode andar de arma no bolso seja louco ou não! Esta situação foi patrocinada pela própria pátria. Do que estavam à espera? Já não é a primeira vez que acontecem coisas destas este ano:
  •  2 de abril, um atirador matou sete pessoas e feriu três ao fazer disparos na universidade de Oakland, Califórnia.
  •  20 de julho, atirador mascarado matou 12 pessoas, ferindo 58 quando abriu fogo contra espectadores do filme da série “Batman, o Cavaleiro das Trevas", em Denver, Colorado.
  •  5 de agosto: um atirador matou seis pessoas durante o culto de domingo de um templo “Sikh” em Oak Creek, Wisconsin, antes de ser morto por um policial.
  • 24 de agosto: duas pessoas foram mortas e oito ficaram feridas num tiroteio no lado de fora do Empire State Building, Nova Iorque.
  • 27 de setembro, um ex-funcionário matou cinco pessoas e tirou a própria vida em tiroteio numa empresa de Minneapolis, Minnesota.
  •  21 de outubro, três pessoas são mortas em um SPA em Milwaukee, Wisconsin, incluindo a ex-mulher do atirador, que tambem se matou.
 É sabido que a polícia é  incapaz de socorrer e proteger todos os cidadãos que pagam os seus devidos impostos, daí a existência esta lei, mas esta situação só alimenta tristes episódios como estes. Também é verdade que o problema não está nas armas e sim nas pessoas que a usam. Como saber se quais as intenções de um americano que compra uma arma? É para sua legítima defesa? Ou quer chacinar meio mundo?
Infelizmente, como disse  o Obama,  morreram crianças inocentes que tinham  sonhos e ambições, por dentro estão a morrer pais, irmãos e familiares.
O que nos resta fazer enquanto testemunhas destes crimes? A dor deve ser imensurável para estas famílias destruidas, e decerteza que para eles o mundo acabou.

É irónico como os EUA fazem guerras para determinar o desarmamento de outros países, quando na verdade eles  são uma ameaça para os seus próprios cidadãos ao permitir leis como estas.

Sem comentários: