sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Estou apaixonada :)

Estou perdidamente apaixonada!

Posso ser uma das poucas pessoas que pode dizer que está a tirar o curso que gosta. 
Há uns 3 anos atrás eu andava à deriva sem saber o que fazer da minha vida. Até que apareceu uma luz ao fundo do túnel que me ajudou a descobrir aquilo que eu queria seguir como profissão.
O primeiro ano, foi um choque. Lembro-me que depois das praxes a primeira aula que tive foi Bioquímica. Sai de lá assustadíssima, queria fugir dali, desistir do curso, voltar para a minha casa, para a minha zona de conforto. Nunca tinha ouvido falar de ciclo de Krebs(1) na minha vida, nunca tinha ouvido falar em meiose(2) e mitoses(3). O que é certo é que esse ano acabou num piscar de olhos. Consegui ultrapassar muitos obstáculos e outros estão ainda por ultrapassar... e bioquímica é um deles. 
Mas foi este ano que eu dei por mim completamente apaixonada por aquilo que estudo, nada no nosso corpo existe em vão. Tudo tem um motivo, uma razão e isso fascina-me. Saber que posso ajudar outras pessoas com incapacidades melhorar sua qualidade de vida, melhorar a sua funcionalidade. Fisioterapia não é um curso com apenas 4 anos. A aprendizagem é uma constante, não só a nível cientifico mas a nível de paciente e terapeuta. É aquela preocupação em ajudar as pessoas espiritual e fisicamente que a torna  na 3ª profissão mais "feliz" do mundo, isto porque acompanhamos o desenvolvimento de uma pessoa dia após dia. 
 Como disse o primeiro ano passou na perspectiva do medo, da novidade e adaptação, porém o que me move agora para as aulas é puramente amor à camisola.
Mais que tratar de uma perna ou joelho, um fisioterapeuta trata de um ser humano, de uma alma. Isso fascina-me.




Digam lá se não é uma boa profissão :P



(1) ciclo de Krebs, tricarboxílico ou do ácido cítrico, corresponde a uma série de reacções químicas que ocorrem na vida dacélula e seu metabolismo.

(2) Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomas reduzido pela metade.

(3) Mitose é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo. Este processo dura, em geral, 50 a 80 minutos e é dividido em cinco fasesPrófaseprometáfasemetafase,anafase e telófase É uma das fases do processo de divisão celular ou fase mitótica do ciclo celular.

Sem comentários: