quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Produzam...

Será que ainda não caíram na realidade de que Portugal precisa de produzir? Somos um país consumista, se consumimos mais do que produzimos logo há uma falha, um deslize no sistema. Porque sem industria não há produtividade, não havendo produto para colocar no comércio não há uma economia que responda ás nossas necessidades.
Um país que quase todos os dias fábricas fecham, onde há despedimentos em massa, jovens licenciados que servem cafés. Por muito que se trabalhe no sector terciário, este nunca será uma resposta à nossa situação.  Trabalhar em restaurantes, vender roupas ou electrodomésticos de outros países em nada ajuda na produção ou desenvolvimento nacional. Precisamos de apostar na indústria... agora! Os nossos problemas não se resolvem como tem sido feito desde há muito tempo, encobrindo, mentindo, omitindo. Resolve-se encarando-o, resolve-se com disciplina, rigor e empenho de toda a sociedade. E neste caso somos obrigados a apelar à austeridade!



Segundo este gráfico apresentado pelo Professor Henrique Medina, os valores da economia portuguesa em 2010  são iguais aos de 1900, antes da implementação da República. Em tom de ironia posso afirmar que os melhores resultados que este mesmo gráfico nos faculta foram durante o período  Salazarista e a partir da entrada de Portugal na CEE (UE) estes descem a pique. Parece que só funcionamos mesmo com a rédea curta.

Sem comentários: